Balanceamento de Rodas

É a colocação de contra-pesos nas regiões mais leves do conjunto roda/pneu/válvula ou câmara, para que o movimento de rotação não cause vibrações que sejam transmitidas ao volante ou à própria carroceria do veículo.

Isto é causado pelo fato do pneu não ter uma distribuição de borrachas uniforme em sua circunferência bem como a roda também não tem uma distribuição uniforme, sendo assim o balanceamento é que compensa através de contra pesos (chumbo na roda) o equilíbrio do conjunto em rotação, evitando o desconforto das vibrações e desgaste prematuro dos pneus e componentes da suspensão.

Dois são os desequilíbrios que encontramos numa roda:

a) – Desequilíbrio estático: Este desequilíbrio provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é similar a causada por uma roda deformada ou fora de centro. O desequilíbrio estático tende a fazer a roda PULAR. Sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60 km/h e aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.

b) – Desequilíbrio dinâmico: Este desequilíbrio na verdade se trata de um par de forças. Ele começa a ser sentido quando a rotação veicular entra na assim chamada ressonância, isto é, a partir dos 70/80 km/h e desaparece (não é mais sentido)a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear, é o assim chamado CHIME.

Conseqüências causadas pelas rodas sem balanceamento:
– vibrações no volante;
– desconforto ao dirigir;
– perda de quilometragem;
– diminuição da vida útil dos componentes da suspensão;
– desgaste irregular e prematuro dos pneus.

Quando deve ser realizado o balanceamento?

– na troca de pneus ou quando o conjunto for desmontado
– sempre que surgirem vibrações no volante;
– a cada 8 mil quilômetros rodados.
– quando sofrer forte impacto

Na VS Centro Automotivo, os serviços de balanceamento de rodas são totalmente computadorizados, para proporcionar aos clientes um rodar seguro e confortável.