Dois são os desequilíbrios que encontramos numa roda:
a) – Desequilíbrio estático: Este desequilíbrio provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é similar a causada por uma roda deformada ou fora de centro. O desequilíbrio estático tende a fazer a roda PULAR. Sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60 km/h e aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.
b) – Desequilíbrio dinâmico: Este desequilíbrio na verdade se trata de um par de forças. Ele começa a ser sentido quando a rotação veicular entra na assim chamada ressonância, isto é, a partir dos 70/80 km/h e desaparece (não é mais sentido)a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear, é o assim chamado CHIME.
Conseqüências causadas pelas rodas sem balanceamento:
– vibrações no volante;
– desconforto ao dirigir;
– perda de quilometragem;
– diminuição da vida útil dos componentes da suspensão;
– desgaste irregular e prematuro dos pneus.
Quando deve ser realizado o balanceamento?
– na troca de pneus ou quando o conjunto for desmontado
– sempre que surgirem vibrações no volante;
– a cada 8 mil quilômetros rodados.
– quando sofrer forte impacto
Na VS Centro Automotivo, os serviços de balanceamento de rodas são totalmente computadorizados, para proporcionar aos clientes um rodar seguro e confortável.